História

Sobre nós

A história da Igreja Presbiteriana inicia-se com a Reforma Protestante no Século XVI, com os ousados protestos do monge agostiniano Martinho Lutero, contra as corrupções na Igreja da sua época. Na França, essa Reforma foi dirigida por João Calvino que, perseguido, se estabeleceu em Genebra, de onde os seus exaustivos ensinos doutrinários se estenderam por toda a Europa. Na Escócia, a Igreja protestante foi organizada pelo sacerdote John Knox e mais tarde passou a ser chamada de Igreja Presbiteriana, por causa do desempenho dos mais velhos (presbíteros, em grego). 

Igreja Presbiteriana no Brasil teve início com a vinda do missionário norte-americano Ashbel Green Simonton, em agosto de 1859. Em apenas oito anos, ele lançou as bases da Igreja Presbiteriana, no Rio de Janeiro, em 1862, além de uma Escola Dominical, um Jornal, um Presbitério e um Seminário. Em 1867, ele morreu vítima de febre amarela.

A Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia foi fundada em 1935 e atualmente possui mais de 1.500 membros. Fundada pelas motivações que provocaram a Reforma Protestante, adotamos a Bíblia como a única regra de fé e prática, e os Símbolos de Fé de Westminster como expressão da sua doutrina.

Abaixo a relação de Igrejas iniciadas e/ou organizadas pelo trabalho da PIPG:

01. Igreja Presbiteriana de Vila Nova;
02. Igreja Presbiteriana Maranatha;
03. Igreja Presbiteriana União;
04. Igreja Presbiteriana do St. Pedro Ludovico;
05. Igreja Presbiteriana do St. Universitário;
06. Igreja Presbiteriana de Vila Redenção;
07. Igreja Presbiteriana do St. Bueno;
08. Igreja Presbiteriana do Pq. das Laranjeiras;
09. Capela Presbiteriana de Goiânia (1a. organização);
10. Primeira Igreja Presbiteriana de Senador Canedo-GO;
11. Igreja Presbiteriana do Jd. Novo Mundo;
12. Igreja Presbiteriana do St. Jaó;
13. Igreja Presbiteriana Balneário Meia Ponte;
14. Igreja Presbiteriana Jardim Goiás;
15. Capela Presbiteriana de Goiânia (2a. organização);
16. Igreja Presbiteriana de Pontalina;
17. Igreja Presbiteriana Mosaico.

Atualmente a PIPG é pastoreada e administrada pelo pastor efetivo, Rev. Ericson Martins, os pastores auxiliares; Allison Kayter, Rev. Eliel Gomes, Rev. Lázaro de Oliveira e Rev. Marcos Nass, Rev. Rubens Cirqueira juntamente com 14 presbíteros, além de 28 diáconos, 3 missionárias locais e o coordenador da capelania no Hospital Araújo Jorge (Rev. João Batista da Silva). Possui parceria com 13 missionários no Brasil e no exterior, e contribui financeiramente com 12 Organizações Missionárias. Administra duas Congregações Presbiterianas no Município de Trindade-GO, além de um campo missionário na comunidade quilombola de Silêncio, no Município de Óbidos-PA e participa, em regime de parceria de 6 projetos de  plantação/revitalização.

 

 

 

     Nossa organização

 

     Em que cremos