História

Em 1935 do Rev. Antônio Nunes de Carvalho, que até então residia em Araguari (Minas Gerais), mudou-se para Campinas (Goiás) (atualmente bairro de Goiânia) objetivando ali fundar uma congregação presbiteriana.

No ano de 1936 foi inaugurado o templo tendo cinco famílias entre os membros. Com a chegada de mais duas famílias a congregação mudou-se para o a bairro Botafogo e depois para o Bairro Popular (Rua 55). A congregação chegou a um total de 85 membros (37 membros comungantes e 48 não comungantes) sendo acompanhada pela Missão Oeste do Brasil, peko Rev. David Lee Williansom, pastor da Igreja Presbiteriana de Araguari (Minas Gerais).

Em 1938, Divino José de Oliveira (que depois foi ordenado pastor) doou o terreno da Rua 68, esquina com a Rua 71, no centro; que custou-lhe um conto e setecentos e cinquenta réis. O Evangelista Gustavo Krebisk foi enviado pela Missão para a direção os trabalhos. No dia 02 de Agosto de 1938 foi organizada a primeira diretoria da igreja visando conduzir a sua construção. Foram eleitos: o presidente eleito foi Divino José de Oliveira, o secretário Antônio Martins de Oliveira e o tesoureiro Joaquim Nestor de Carvalho.

A construção do templo teve início em 1939 e contou com as doações dos membros e a prestação de serviços voluntários. A igreja passou a ter o seu primeiro pastor residente em 1940, o pastor missionário Rev. Jaime Woodson, juntamente com sua esposa Dna. Jessie e filhos. Em 1941 a igreja elegeu dois presbíteros e teve um rápido crescimento no número de membros. Foi necessário então a construção de um templo maior inaugurado em 1944.

Em de Maio de 1948 a congregação se organizou como Igreja Cristã Presbiteriana de Goiânia-Goiaz (conforme ortografia da época). Entre a mesa diretora estavam os Revs. David Williansom (pastor efetivo da igreja) e Ricardo Toyley, ligados a Missão Oeste do Brasil. No mesmo ano a igreja já elegeu o seu Conselho e a Junta diaconal, sendo composta por cerca de 230 membros comungantes.

O Instituto Presbiteriano de Educação (IPE), foi fundado em 1951, com aproximadamente 1400 alunos no primeiro ano.

O templo atual foi inaugurado em 1984 com capacidade para 660 pessoas sentadas. A PIPG tem atualmente mais de mil membros e em breve iniciará a expansão do templo.

;